O Místico representa aqueles que cultuam a beleza, o amor, o individualismo, as trevas, a lua. Estes acreditam que devem cultuar os seus deuses experimentando o mundo, aprendendo seus segredos e mistérios e aprendendo a lidar com estes e seus espíritos interiores. O Místico consegue conjurar magias divinas sem a necessidade de se cultuar um deus e está sempre a se controlar e a aumentar seu contato com o mundo que o cerca. Por isso, o Místico só afeta os vivos e aqueles espíritos que acabaram de deixar o corpo material.
Diferentemente daqueles que seguem um clericato ou ordem templária, místicos costumam canalizar o poder de Tirel e dos cosmos a partir do contato e da leitura de mapas astrais, ligados todos eles às constelações encontradas no céu de Tirel. Assim, os místicos não oram aos seus patronos para retornarem seus Pontos de Maná gastos, mas observam a diagramação das estrelas, canalizando os poderes da criação existentes nelas e nos demais astros do firmamento.
As Místicas de Sij Malor são Sábias do sul de Ultenor, principalmente das regiões mais a oeste a Espinha do Dragão muitas vezes entram para esta seleta ordem de místicas e magas, cujo nome real é Ordem de Gherion, que foi criada pela grande rainha dos descendentes de Ariogalas, Elenora. Formada somente por mulheres, a Ordem de Gherion – que fica localizada em uma ilha no lago de Sij Malor – tem o objetivo de confraternizar o poder mágico dos humanos com a natureza e também com a beleza das canções. O conhecimento druídico, arcano e divino daqueles que fazem parte desta ordem fez surgir um tipo de personagem que conjuga o conhecimento destes três arquétipos e que por isso mesmo possui grande poder.
As Místicas de Sij Malor são extremamente poderosas e, ao mesmo tempo, reclusas, optando sempre em tentar criar uma forma de interferir na natureza do mundo sem criar grandes embaraços e dar maior proteção aos habitantes do continente.
Para se qualificar como membro da Ordem Mística de Sij Malor, um personagem deve ser do gênero feminino, possuir no mínimo 5 graduações em Conhecimento e 5 graduações em Intelecto, além de pelo menos dois ranks na perícia Divino.
Perícias de Arquétipo
Insight (Per); Investigação (Per); Observar (Per); Persuadir (Por); História e Geografia (Int): Culturas (Con); Primeiros Socorros (Int); Divino(Int)
Habilidades de Arquétipo de Mística de Sij Malor
– Sentir o Mal: através desta habilidade, a Mística de Sij Malor pode sentir a presença de maldade em um raio de 30 cm a partir da Mística. Sentir o Mal significa que a mística sente ou pressente a presença de alguém com 1 ou mais Pontos de Corrupção, alguma criatura demoníaca ou diabólica ou criatura que por alguma razão possua Pontos de Corrupção (como alguns tipos de orcs, goblins ou trolls, por exemplo).
– Afetar a Mente: a Mística de Sij Malor através desta habilidade pode ter certo controle sobre a mente de um alvo, criando sugestões a ela, alterando suas percepções ou mesmo lendo a sua mente. O efeito é muitas vezes o de se ler as emoções e os pensamentos do alvo (mesmo que vagamente). Para isso, o alvo deve fazer um teste de Fibra VD igual ao número de graduações em Intelecto da personagem. Obtendo sucesso, o alvo sente uma leve “fisgada” em sua mente; caso contrário o efeito que a Mística quer é efetivado. Em caso de “leitura” da mente, esta irá mostrar somente impressões recentes de no máximo 24 horas.
Nota: esta habilidade é tentadora. Isto quer dizer que a sugestão que a Mística faz pode ser egoísta e cruel. Portanto, o tipo de sugestão criada pela Mística pode gerar Ponto de Corrupção.
– Visão Remota: esta habilidade permite que a Mística de Sij Malor observe lugares remotos a partir de uma superfície refletora, como uma bacia d’água ou espelho. O efeito desta habilidade cria uma imagem somente na superfície de um lugar ou paisagem de cerca de 200 km de distância, sem som ou qualquer outra característica do ambiente. A habilidade não pode ser usada como um meio de localizar alguém (ou gerar qualquer tipo de detalhes), já que a função da Visão Remota não é essa.
Talentos de Arquétipo