Os monges em Tirel são aqueles que não necessariamente estão ligados a uma divindade; podem eles também estar ligados a um princípio filosófico ou a uma virtude em especial.
A característica mais significativa de um monge guerreiro é que ele está preocupado basicamente em alcançar a própria perfeição através da ação e da contemplação. Esta característica típica dos monges guerreiros é encontrada em alguns lugares em Ultenor, mais notadamente no litoral sul do continente (apesar de haver templos no norte), local em que trarianos, andarianos, adameetas e Shaathee se encontram. A ilha de Traria no extremo leste de Tirel é o berço, neste mundo, desta forma de se relacionar com o mundo e o cosmos.
Os monges guerreiros se relacionam a partir da coleta de Energia Vital – o Chi – e do conceito de que tudo deve estar em harmonia e equilíbrio, pois, caso contrário, o mundo adoece. Em termos de jogo, os Pontos de Maná que um personagem do Caminho das Leis Divinas e da Cavalaria Templária possui se tornam Pontos de Energia Vital (PEV). Estes possuem as mesmas regras dos Pontos de Maná, mas servem exclusivamente para aqueles que escolheram o Caminho do Monge Guerreiro. Estes PEVs devem ser consumidos para o lançamento de poderes ligados a Manifestações do Chi e do Prana, como explicados na seção de Magia.
Os Adeptos do Chi (ou do Prana) são os monges guerreiros dos monastérios. Apesar de reclusos, eles protegem a localidade dos templos, assim como os vilarejos, aldeias, cidades etc. quando há a necessidade. Seguem um código estrito e rigoroso e treinam o corpo e mente em defesa da paz e do equilíbrio. Diferentemente dos Monges Sábios, os Adeptos do Chi utilizam o seu conhecimento e controle do Chi para o autoconhecimento e para as Artes Marciais, se especializando nas artes do templo.
Perícias de Arquétipo
Arte Marcial (For); Luta Corporal (For); Combate Alcance (arco) (Agi); Desvio (Agi); Bloqueio Luta Corporal (Agi); Persuadir (Por); Primeiros Socorros (Int); Religiões (Int)
Habilidades de Arquétipo
– Uso da força do inimigo contra ele mesmo: esta habilidade é uma técnica de Arte Marcial semelhante à do Aikido. Ao receber um golpe, o Adepto do Chi pode absorver o seu impacto e utilizar a sua força contra aquele que golpeou. Em termos de jogo, a habilidade confere uma Redução de Dano 3. Caso o golpe seja um acerto, o dano será reduzido (RD3) e transformado em bônus de ataque (cumulativo com outros possíveis, ou seja, +3 de ataque) de um contragolpe (ação gratuita) dado pelo Adepto do Chi. Este contragolpe, no entanto, terá o seu VD igual a rolagem de ataque desferida pelo modelo inimigo.
– Artista Marcial (Passiva): o personagem que escolhe esse tipo de Arquétipo ganha automaticamente o Traço de Vivência de mesmo nome, sendo treinado em sua arte marcial escolhida. Além disso, o dano de seus golpes deixa de ser de 3+For para 8+For (somando-se o 1d3 do Traço de Vivência adquirido)
– Ataque do Chi Puro (Passivo): o Adepto do Chi consegue desferir golpes mais precisos com esta habilidade, pois ele canaliza a Energia Vital de uma forma mais crua. Esta é uma das primeiras técnicas aprendidas pelos Adeptos, por ser a mais básica. Ao ativar esta habilidade (que dura o Conto inteiro), os ataques do Adepto do Chi recebem um bônus de +1 em suas rolagens.
Talentos de Arquétipo