Atributos Principais e Secundários

            A ficha de personagem possui 5 Atributos que representam aquilo que o personagem é de forma sistematizada para que o jogo aconteça. Cada atributo indica, assim, um aspecto físico, intelectual ou social do personagem. Os valores apresentados nos atributos são representações da capacidade dos personagens de jogadores em realizar esta ou aquela tarefa. Assim, toda vez que um personagem precisa fazer um teste de alguma de sua capacidade (seja de uma perícia ou de alguma ação não vislumbrada pelas inúmeras perícias existentes) são os valores dos atributos apontados nas fichas que serão utilizados para saber se a ação será bem-sucedida ou não.

            Vale lembrar que Contos de Ultenor não determina um mínimo de graduações em algum Atributo como pré-requisito para criar um personagem de determinada espécie. No entanto, é recomendado que todo personagem deva começar com pelo menos 2 Pontos nos Atributos para começar a sua jornada.

            A ficha de personagem apresenta também os Atributos Secundários. Estes representam as rolagens de salvação que o jogador terá que realizar para se salvar de ataques, alguns específicos (como os de magias) e de armas ou mesmo da fadiga.

            Não há necessidade de “comprar” graduações para os Atributos Secundários. Suas graduações são as mesmas para os Atributos correspondentes, como está indicado nas suas descrições. Isto quer dizer que ao aumentar algum valor em algum Atributo correspondente, o valor do Atributo Secundário também aumentará.

Limite de Atributos Secundários

            Um personagem não pode ter mais que 8 Pontos nos Atributos Secundários ao longo de sua jornada.

            Os Atributos de cada personagem são os seguintes:

AtributosDefinição
AGILIDADEAgilidade mede o equilíbrio e coordenação em atividades físicas, tais como o combate e esquiva, além de determinar a capacidade  para outras tarefas que exigem coordenação motora e controle corporal, tais como a acrobacia e a furtividade, dentre outros. A Agilidade indica também os Reflexos do personagem em desviar ou enfraquecer magias de ataque que um personagem possa ser alvo e de contar como a Iniciativa em rodadas de combate.
INTELECTOIntelecto é o atributo que mede tudo aquilo que o personagem conhece a partir da experiência de vida, tradição da sua cultura, estudo e prática. É o conhecimento adquirido pelas diversas experiências e pelo estudo.
FORÇAEste é o atributo físico ligado a força e a potência muscular de um personagem. Levantar objetos pesados, esmurrar ou chutar a cara de um adversário em uma briga são alguns exemplos do uso deste Atributo. Empurrar ou puxar objetos pesados (como vagões de minas, carruagens…) ou sustentar pesadas vigas de madeira que caíram sobre o grupo são outros exemplos de uso deste atributo. A Força também indica o Vigor para resistir a ataques mágicos que infligem o corpo físico do personagem, e efeitos de envenenamento, afogamento, paralisia e efeitos semelhantes. Também está relacionada ao combate a fadiga do corpo. A Força também é utilizada para determinar o valor final do dano da arma quando o personagem acerta o golpe em corpo-a-corpo. Um teste de Força deve ser aplicado quando algum esforço físico vai ser depreendido pelo personagem.
PERCEPÇÃOEsta é a capacidade do personagem em apreender algo a partir dos sentidos e da mente, além de ter a consciência de algo ou alguém ou impressão; é também perspicácia
PORTEEste atributo está relacionado a personalidade do personagem. O porte indica não apenas o carisma dele, mas a sua presença, a sua força de vontade ao vencer o medo, o terror impostos pelo ambiente ou pelos inimigos. Porte é a postura do personagem em inspirar e liderar os que o seguem, a intimidar os inimigos e a entreter os que o assistem. Também reflete o poder de vigilância e resiliência do personagem ao encarar algo aterrorisante, que possa minguar a sua disposição, sua coragem.

Atributos Secundários

            Os Atributos Secundários são os seguintes:

Atributos SecundáriosDefiniçãoAtributo Relativo
AutocontroleO autocontrole é a medida que o personagem tem de controlar seus impulsos mais intensos, além de tentar se manter firme diante de ameaças mentais e psicológicas. Normalmente o personagem testa o seu autocontrole quando é vítima de um ataque mental mágico ou está sob efeito de algum entorpecente ou substância que mexe com a psique do personagem.Percepção
FibraFibra é a medida que o personagem tem para demonstrar sua resiliência; é a medida de seu caráter e da força da personalidade do seu personagem. Normalmente Fibra é usada em testes de Coragem ou em situações em que a sua personalidade é colocada em xeque.Porte
ReflexosReflexos é a medida que o personagem tem para demonstrar suas reações instintivas do seu físico. Normalmente Reflexos é usado em testes para se esquivar de magias de ataque ou em situações em que a agilidade seja uma reação possível.Agilidade
VigorVigor é a medida que o personagem tem para demonstrar sua capacidade de reagir a dor, ao cansaço extremo, a fadiga, ao excesso de peso carregado. Também está relacionado ao personagem suportar o frio, o calor, enfim, às intempéries do ambiente.Força