O Capitão é o líder dos exércitos em combate, um exímio guerreiro e líder em campo de batalha. O capitão é treinado nas artes da luta (geralmente corpo-a-corpo) e na coordenação de tropas. O capitão surge de treinamento e de um dom natural pela liderança em combate. Em um grupo de aventureiros, o Capitão é importante para manter a moral do grupo quando tudo parece estar indo contra, além de ser um líder natural. Mas é no campo de batalha que um capitão se sente em casa.
Perícias de Arquétipo
Luta Corporal (For); Cavalgar (Agi); Combate Alcance (Arco) (Agi); Combate Armado (corte); Combate Armado (perfuração) (Agi); Desvio (Agi); Domínio (Por); Liderar (Por);
Habilidades de Arquétipo Capitão
– Liderança pela Reputação: o capitão é capaz de possuir e chamar um número de seguidores igual ao seu valor de 1 + pontos de reputação. Todos estes seguidores são figurantes e usam armas e armaduras semelhantes a do capitão. Um teste de Liderar ND Moderado bem-sucedido fará com que o número de seguidores surja para auxiliar o modelo capitão em 1d3 rodadas.
– Inspirar Coragem: esta habilidade permite que o capitão possa inspirar coragem por aqueles que o escutam. Para inspirar coragem, o personagem deve falar e ser ouvido por seus aliados durante uma rodada inteira. O efeito dura 5 rodadas após o discurso (ou até quando o aliado deixa de ouvir o capitão por alguma razão). Enquanto discursa, o capitão é capaz de lutar normalmente por ser esta habilidade considerada uma ação livre. Os aliados que escutam o capitão recebem um bônus de +1 nos testes de Fibra para fins de Coragem e em Fibra e Autocontrole para Encantamentos e medo, além de +1 em rolagens de ataque ou desvio ou bloqueio (o jogador deve escolher onde vai alocar o bônus, pois não pode ser nos dois em uma mesma rodada)
– Golpe Mortal: o capitão pode desferir um golpe mortal com esta habilidade. Ao ativá-la, o dano que o capitão inflige sobe dois níveis na tabela de dano. Para saber o resultado final, siga as regras de alocação de dano normalmente. Ao saber o resultado final, aplique o bônus da habilidade.
Exemplo: Rodric aplicou um dano final de 12 no braço direito de um orc berserker contra quem ele está lutando. Por ter ativado a habilidade Golpe Mortal antes do combate, o seu dano final vai para 14, um golpe muito mais letal.
Talentos de Arquétipo