Este Arquétipo contempla a vida daqueles que seguem a sua vida em algum templo religioso de algum deus dos panteões de Tirel. O clérigo é aquele religioso que se aventura pregando, disseminando o culto ao seu deus, protegendo os necessitados, procurando relíquias, combatendo os arqui-inimigos de seu deus e de sua Igreja etc.
Todo clérigo consegue esconjurar mortos-vivos como uma ação padrão (ver esconjurar mortos-vivos)
Apotecário
O Apotecário é o clérigo ligado diretamente a cura. É um estudioso das artes e das magias, sendo muito encontrado entre os templos ligados a cura e males, mas também em ordens religiosas e militares, tendo em vista que o aspecto marcial dessas ordens exige especialistas neste tipo de conhecimento.
Perícias de Arquétipo
Cavalgar (Agi); Combate Armado (concussão); Desvio (Agi); Rastreamento (Per); Procurar (Per); Primeiros Socorros (Int); Culturas (Int); Religiões (Int) (lançador de magia)
Habilidades de Arquétipo: Clérigo: Apotecário
– Santuário: modelos amigos que estejam dentro de um raio de 15 cm do clérigo podem diminuir um Nível de Fadiga com essa aura
– Bênção dos Primordiais: Cura todos os aliados adjacentes. Ao ativar esta habilidade, todos os aliados adjacentes curam 1 Nível de Ferimento.
– Unção de Cura: esta habilidade retira todos os efeitos de qualquer efeito de dano (como fraturas, por exemplo) sofridos por aquele que recebe o óleo sagrado
Talentos de Arquétipo