Clérigos: clérigo Bibliotecário

Este Arquétipo contempla a vida daqueles que seguem a sua vida em algum templo religioso de algum deus dos panteões de Tirel. O clérigo é aquele religioso que se aventura pregando, disseminando o culto ao seu deus, protegendo os necessitados, procurando relíquias, combatendo os arqui-inimigos de seu deus e de sua Igreja etc.

            Todo clérigo consegue esconjurar mortos-vivos como uma ação padrão (ver esconjurar mortos-vivos)

            O Bibliotecário é um estudioso das religiões e das magias de Tirel que tenham caráter divino. Normalmente encontra-se bibliotecários encerrados em arquivos e bibliotecas em diversos cantos (templos, ordens religiosas e mesmo nas salas de grandes centros urbanos), mas, como é um erudito e especialista nas coisas antigas, muitos se aventuram atrás de relíquias e conhecimentos perdidos.

            Além disso, o clérigo bibliotecário consegue circular em outras esferas de conhecimento. Em termos práticos, isto significa que ele é capaz de lançar magias arcanas da Tradição do Conhecimento.

Perícias de Arquétipo

Combate Armado (concussão) (Agi); Investigar (Per); Procurar (Per); Inspirar (por); Primeiros Socorros (Int); Culturas (Int); Religiões (Int) (lançador de magia); Conhecimento: História e Geografia (Int)

Habilidades de Arquétipo: Clérigo: Bibliotecário

Criar Relicário: todo Bibliotecário, quando sai em missões ou aventuras, veste a sua armadura – que é própria dentro dos clericatos – que carrega um Relicário de Chamas ou Ossos. Estes relicários funcionam como o Talento “Escudo Divino”

Escrever Sigilos, Litanias, Salmos e Cânticos: esta habilidade permite que o Bibliotecário possa, a qualquer momento (desde que tenha tranquilidade e o material necessário), escrever Sigilos, Litanias, Salmos e Cânticos, respeitando as regras de como cada um desses funciona

Presença Inspiradora: Modelos aliados não precisam testar Bravura no turno em que esta habilidade foi ativada

Talentos de Arquétipo