Este Arquétipo contempla a vida daqueles que seguem a sua vida em algum templo religioso de algum deus dos panteões de Tirel. O clérigo é aquele religioso que se aventura pregando, disseminando o culto ao seu deus, protegendo os necessitados, procurando relíquias, combatendo os arqui-inimigos de seu deus e de sua Igreja etc.
Todo clérigo consegue esconjurar mortos-vivos como uma ação padrão (ver esconjurar mortos-vivos)
O capelão é o clérigo que está presente em todos os templos e ordens militares religiosas. É o clérigo típico: faz serviços religiosos no interior dos templos e ordens, mas também pode ser dispensado para diferentes missões em nome do deus e do templo. Normalmente, os capelães lidam com magias de bênçãos para seus adeptos, seguidores e soldados de suas ordens militares, mas costumam ser também conhecedores das artes e magias de cura.
Perícias de Arquétipo
Cavalgar (Agi); Combate Armado (concussão); Insight (Per); Investigação (Per); Inspirar (Por); Primeiros Socorros (Int); Liderar (Por); Divino (Int)
Habilidades de Arquétipo Clérigo: Capelão
– Santuário: modelos amigos que estejam dentro de um raio de 15 cm do clérigo podem diminuir um Nível de Fadiga com essa aura
– Presença Inspiradora: Modelos aliados não precisam testar Bravura no turno em que esta habilidade foi ativada
– Tranquilizador: Por uma rodada, o grupo do personagem não precisa fazer Teste de Coragem
Talentos de Arquétipo