Monge Guerreiro: Bonzo

Os monges em Tirel são aqueles que não necessariamente estão ligados a uma divindade; podem eles também estar ligados a um princípio filosófico ou a uma virtude em especial.
            A característica mais significativa de um monge guerreiro é que ele está preocupado basicamente em alcançar a própria perfeição através da ação e da contemplação. Esta característica típica dos monges guerreiros é encontrada em alguns lugares em Ultenor, mais notadamente no litoral sul do continente (apesar de haver templos no norte), local em que trarianos, andarianos, adameetas e Shaathee se encontram. A ilha de Traria no extremo leste de Tirel é o berço, neste mundo, desta forma de se relacionar com o mundo e o cosmos.

            Os Bonzos são os Monges Guerreiros que traçaram um caminho para a autorrealização, buscando a temperança, o equilíbrio e a divulgação da Filosofia do Caminho do Meio. Apesar de conhecerem profundamente as Artes Marciais, são as palavras e a meditação as suas forças. Muitos Sábios se tornam gurus ou grandes abades de seus monastérios, sendo procurados por muitos para conselho e autoconhecimento. Muitos também se tornam andarilhos, aconselhando os que precisam e curando os necessitados.

Perícias de Arquétipo

Arte Marcial (For); Luta Corporal (For); Bloqueio Luta Corporal (Agi); Insight (Per); Diplomacia (Por); Persuadir (Por); Primeiros Socorros (Int); Religiões (Int)

Habilidades de Arquétipo

Curar Ferimentos Leves: o Bonzo pode, ao ativar essa habilidade, curar ferimentos leves como a magia de mesmo nome.

Palavras Tranquilizadoras: com esta habilidade, o Bonzo pode acalmar com as palavras aqueles que o ouvem. A habilidade se encaixa em qualquer situação em que ânimos, corações e espíritos precisem se acalmar. Exemplos disso podem ser uma discussão em que as partes podem brigar ou entrar em guerra (no caso de lideranças opostas e potencialmente inimigas), um desconforto causado por doença ou injúria ou um conselho de qualquer tipo. O Bonzo rola o seu Porte contra VD 6.

Uso da força do inimigo contra ele mesmo: esta habilidade é uma técnica de Arte Marcial semelhante à do Aikido. Ao receber um golpe, o Bonzo pode absorver o seu impacto e utilizar a sua força contra aquele que golpeou. Em termos de jogo, a habilidade confere uma Redução de Dano igual ao valor de Força do Bonzo. Além disso, o Bonzo é capaz de contra golpear o oponente com uma ação gratuita, usando a sua perícia Arte Marciais. O VD do contragolpe é o valor da rolagem de ataque desferido pelo modelo inimigo. Em um acerto do Bonzo, o dano que seria sofrido por ele é neutralizado e o modelo inimigo acaba levando dano pelo contra golpe do monge. Em um fracasso, o Bonzo sofre o dano, mas levando em consideração a Redução de Dano da habilidade

Exemplo: Troishan (Força 10) está combatendo um orc. A criatura acerta o Bonzo a partir de uma rolagem 11 nos dados. o Bonzo ativou a habilidade para este combate e por isso, vai tentar bloquear e lançar de volta o ataque do orc (que causa 15 de dano). Assim, Troishan rola a sua perícia Artes Marciais e, com uso dos seus ranks na perícia, consegue um 14! Mais que suficiente para levar o golpe do orc contra ele mesmo. Assim, o monge guerreiro golpeia o orc com um golpe de sua arte marcial.

Caso Troishan não conseguisse emplacar seu golpe, ele levaria 15 de dano inicial da arma do orc, mas teria um dano final de 5, já que seu valor de Força é 10.

Talentos de Arquétipo