Montador de Bestas

            O montador de bestas é aquele que utiliza outras criaturas que não o cavalo como montarias. Em Ultenor, existem diversas criaturas que são utilizadas para este fim e por isso esse arquétipo tenta buscar aquilo que se tem de mais geral e o de mais específico. para fins de categorização, o sistema de regras de Contos de Ultenor RPG classifica essas montarias do seguinte modo:

– criaturas terrestres: estas são as criaturas mais comuns, normalmente do tamanho de cavalos. Dentes de Sabre, Lobos atrozes etc. são exemplos desse tipo de criatura

– criaturas monstruosas terrestres: estas criaturas são aquelas maiores que Tamanho Grande (base maior que 40 mm) ou de altura muito superior a do cavalo. Exemplos deste tipo são os trolls, os carnifex (ver o nome direito) etc.

– criaturas aladas: estas são as criaturas que possuem asas (ou algum artifício mágico que as fazem se deslocar pelo ar) e que possam ser montadas. Exemplo clássico é o grifo ou o touro alado

– criaturas aladas monstruosas: criaturas maiores em sua base ou em comprimento que podem ser montadas. Exemplos disso são serpes e dragões

            Muitos exércitos utilizam montarias que não sejam o cavalo em suas fileiras e aventureiros conseguem montarias deste tipo de diversas maneiras (raças como a do haladar e dos elfos, por exemplo, utilizam naturalmente criaturas que não sejam o cavalo como montaria).

            um Montador de Besta possui a sua reputação como a de um cavalariano, o que quer dizer que estes tipos de criaturas são comuns em todas as partes de Ultenor, seja nos ermos ou nos centros cosmopolitas.

Habilidades de Arquétipo de Montador de Bestas

– Montador de Besta (passivo): não há necessidade de rolagem para esta habilidade; um personagem que escolha este arquétipo para si passa a ter a sua perícia Cavalgar para montar a espécie da criatura escolhida (e somente uma). Isto quer dizer que ele é proficiente somente naquela espécie de criatura. Para as demais, inclusive as mais comuns, um valor de dificuldade deve incidir para obtenção de sucesso na perícia

Falar com a criatura: um personagem é capaz de se comunicar com a criatura que monta para saber se está cansada, dar ordens mais específicas de cavalgada, indicar a percepção dela em relação ao entorno etc. O personagem deve fazer perguntas simples e diretas a criatura. A habilidade dura 1 ação.

Ataque especial (criatura): esta habilidade depende do tipo de criatura que o personagem monta:

Criaturas Terrestres: para este tipo de criatura, o personagem pode dar uma carga e utilizar alguma característica do animal (chifres, rabo etc.) para golpear seu inimigo. Este ataque é uma ação livre e deve-se consultar a ficha específica da criatura para as rolagens de ataque e de dano;

Criaturas Monstruosas Terrestre; um personagem que monte este tipo de criatura pode utilizar a característica da criatura Arrastão e acertar os seus inimigos antes mesmo da carga. Para isso, ver as regras da característica na ficha da criatura

Criaturas aladas: para este tipo de criatura, o personagem pode reduzir a altitude da criatura para um rasante, que funciona como uma carga. Caso tenha sucesso, a  criatura pode golpear o inimigo. Este ataque é uma ação livre e deve-se consultar a ficha específica da criatura para as rolagens de ataque e de dano (ver as regras de dano na ficha da criatura);

Criaturas Aladas Monstruosas: este tipo de criatura é capaz de pegar com suas garras, bico etc. uma criatura alvo e rasgá-la em pleno ar!  Para isso, seguir as regras de rasante descritas acima. Caso a criatura tenha sucesso, ela deve aplicar o dano do membro que a criatura está usando (as garras, por exemplo) +FOR+ Escala de dano (a vítima não tem direito a testes de Desvio ou Reflexos, apenas a Redução de Dano da armadura, se houver)

Talentos de Arquétipo