Ocupações

            Como sabido, o jogador deve escolher três Ocupações a partir das abaixo listadas. Além das descrições, em itálico aparecem as perícias sugeridas para que os jogadores possam distribuir seus Pontos de Personagem.

Ocupações e rolagens de perícias e atributos

            Pode haver situações em que um personagem tenha – ou entenda ser a melhor opção – utilizar um dos seus conhecimentos de suas ocupações anteriores ao momento em que se tornou um aventureiro. Neste caso, o jogador descreve a situação para o Narrador e como ele vai aplicar o conhecimento para que o Narrador possa estabelecer a perícia/atributo e o VD de Dificuldade estabelecido por ele.

Acólito: O Acólito é um jovem sacerdote, saído de alguma ordem religiosa menor, e que não mais habita o interior das paredes da ordem menor para servir em algum templo superior. O acólito é aquele que auxilia o Sacerdote Superior nas demandas do templo, desde a organização na administração do mesmo até nos preparos dos ritos mais importantes.

            Em alguns momentos, esses trabalhos são na ajuda aos mais pobres e carentes da região, ou mesmo levar artigos do templo para outras regiões, ou peregrinar para locais santos. São nesses momentos em que o acólito vê o mundo externo e percebe que pode fazer algo mais em nome do seu deus e seu templo, aventurando-se em seus nomes.

Perícias Sugeridas: Inspirar, Persuadir, Conhecimento, Primeiros Socorros

Animador – O Animador é um artista. Um malabarista, um bobo da corte que canta e conta, torce e se retorce para alegrar seu senhor. É o artista do circo que pára perto dos burgos para alegrar a plebe, é o artista itinerante, que viaja em sua carroça junto com uma feira. Conhece peças e obras literárias famosas (apesar de não necessariamente ter lido quaisquer páginas delas), além de viajar para todos os cantos possíveis. É um curioso e não se contenta com as fronteiras conhecidas. Quer ir muito além delas.

Perícias Sugeridas: Acrobacia, Inspirar, Performance, Sagacidade,

Aprendiz Arcano: O Aprendiz Arcano é aquela criança que logo cedo começa a estudar magia em alguma escola ou Academia de magia para se tornar a versão clássica do mago. Estudante feroz de todos os caminhos da magia, acabam por se especializar em um deles. Aprende a lidar e a confeccionar poções, varinhas e cajados e está sempre disposto a aprender mais sobre qualquer tipo de manifestação de magia.

Perícias Sugeridas: Insight, Conhecimento, Sobrenatural, Línguas

Aprendiz de Boticário: esta ocupação permite que o aprendiz seja capaz de misturar diferentes ervas e outros elementos naturais para confecção de perfumes, remédios naturais, pomadas, elixires etc.

Aprendiz de ofício: Esta ocupação é um conjunto de funções que exitem em Tirel. São Aprendizes de Ofício aqueles jovens que se iniciam em algum ofício, de alguma corporação ou não, tais como os de navegação. Assim, ele pode ser um marujo, armador, um ferreiro, padeiro etc. Muitos desses ofícios já são aventurescos por definição!

Perícias Sugeridas: Trabalhos Manuais, perícias ligadas ao trabalho escolhido

Aprendiz: Fora da lei/ Ladrão/Assassino/Caçador de Recompensas: O Aprendiz fora da lei é aquele jovem que ingressa por diferentes motivos em alguma sociedade secreta escusa, ligada diretamente a alguma atividade considerada criminosa. Em Tirel existem inúmeras sociedades deste tipo, que exercem contrabando, tráfico de gente para escravização (a escravidão se tornou ilegal no continente de Ultenor a partir do reinado de Aldric), assassinato, espionagem e de caça recompensas. Aquele que ingressa em alguma sociedade deste tipo cria um contrato com os sócios e líderes e normalmente estes não são justos para um dos lados…  Normalmente estas sociedades são contratadas por gente rica que não quer sujar as mãos com sangue ou não querem um escândalo que possa destruir a sua reputação.

Perícias Sugeridas: Sagacidade, Procurar, Intimidar, Combate Alcance

Artista Marcial: O Artista Marcial é aquele que ingressa em uma das inúmeras academias de lutas que existem em Tirel. Os povos que habitam o mundo possuem diferentes formas de luta corporal, e disputas entre as casas de treino não são incomuns. Do mesmo modo, muitos artistas marciais são formados em templos trarianos, monges lutadores que procuram o equilíbrio físico, emocional e espiritual em si mesmos, ao mesmo tempo que protegem os habitantes de suas regiões de ameaças naturais e sobrenaturais.

Perícias Sugeridas: Luta Corporal, Acrobacia, Esquiva, Combate Armado

Camponês: este é o trabalhador da terra. Normalmente está constituído com um contrato de servidão em relação a um senhor de terras e guerra e, quando é chamado por ele, deve pegar em armas (na verdade, suas ferramentas de trabalho) em seu nome em unidades de infantarias comumente chamadas de fyrd nas regiões de Ultenor. Essa é uma prática comum onde não há um exército profissional, típica das regiões em que não há uma centralização clara de poder.

Perícias Sugeridas: Luta Corporal, Combate Alcance, Observar, Trabalhos Manuais

Cavaleiro Andante: é aquele cavaleiro que sai de uma ordem militar ou desiste dos laços de vassalagem em relação a um senhor para encontrar novos desafios, novas aventuras. O Cavaleiro Andante busca a justiça e tenta livrar os mais vulneráveis das injustiças e da perseguição de entidades obscuras.

Perícias Sugeridas: Luta Corporal, Combate Armado, Cavalgar, Esquiva

Comerciante: este é o responsável pela venda e compra de diversos produtos que são encontrados no continente. Donos ou participantes de caravanas e de navios, ou de lojas dos mais diferentes artigos, eles podem aumentar as suas fronteiras de negócios, já que as terras a leste da Espinha se abriram e as trocas de todos os povos agora se tornou mais fácil.

Perícias Sugeridas: Trabalhos Manuais, Persuadir, Sagacidade, Observar

Criminoso: o criminoso é aquele que cometeu algum tipo de delito. É importante lembrar que as leis são diferentes nas diferentes regiões e que o criminoso, então, não é apenas aquele que rouba e mata, mas qualquer um que sai dos padrões e das leis de costumes de seu povo.

A vida de um deste tipo é bem perigosa, pois se ele não está preso ou morto, ele continua realizando seus crimes.

Perícias Sugeridas: Luta Corporal, Combate Armado, Combate Alcance, Sagacidade

Enganador: jogos de azar, mágicas baratas que enganam uma plateia inocente, um discurso mentiroso, mas que dito com as palavras certas encantam nobres e plateia, o enganador é aquele que utiliza suas perícias e artifícios para benefício, geralmente, próprios. Como dito, um enganador pode ser encontrado em qualquer lugar e status social.

Perícias Sugeridas: Sagacidade, Persuadir, Observar, Inspirar

Eremita: o eremita é aquele que decidiu se isolar em algum canto natural de Ultenor. As motivações são muitas, normalmente de cunho mágico ou religioso. Por Ultenor ser um continente mágico, muitos acreditam que a solidão, o isolamento, e a retidão em locais específicos – mágicos, considerados mágicos ou divinos – podem gerar mais conhecimento a respeito de si e da magia de Tirel e de Ultenor.

 Perícias Sugeridas: Observar, Procurar, Primeiros Socorros, Conhecimento

Escravo: raros agora em Ultenor (traficantes e donos de escravos existentes estão cometendo crimes), os escravos são indivíduos que perderam a sua liberdade e deixaram de ser donos dos próprios corpos. Trabalham nas lavouras, minas e mesmo dentro das casas de seus mestres. Trabalham também como professores, amas, acompanhantes de luxo ou fazem parte de haréns. Como visto, o escravo não é apenas o trabalhador braçal, ele pode desempenhar diferentes funções dentro da propriedade de seu dono. E, claro, buscam a qualquer custo a sua liberdade.

Perícias Sugeridas: Trabalhos Manuais, perícias relativas ao trabalho do personagem

Estudioso: sempre próximos a um livro e a uma estante de livros, debruçado em uma mesa de estudo e com cera, os estudiosos estão muito acima da média do restante da população comum em termos de conhecimento. E estes são muitos, construídos ao longo do tempo e armazenados em pilhas e pilhas de páginas de livros, códices e pergaminhos. Gente dos diferentes clericatos, caminhos de magia e cavalaria, reis e mestres do conhecimento foram e são estudiosos dentro do conhecimento escolhido.

Entretanto, há outras formas de estudo e de estudiosos. Há aqueles que caminham e estudam a magia sutil de Tirel, as constelações, plantas e flores, animais ou escutam e aprendem os conhecimentos ancestrais pela oralidade. De qualquer forma, o estudioso é aquele que se aprofunda em conhecer e saber os diversos aspectos de Ultenor.

Perícias Sugeridas: Conhecimento, História/Geografia, Línguas, Primeiros Socorros

Escolhido/Herdeiro: estes arquétipos estão ligados àqueles que foram selecionados (por alguma Ordem, Sociedade ou simplesmente por ser o herdeiro de algum bem ou título) para ser ou ter algum cargo importante em algum templo ou ordem religiosa, como por exemplo, o herdeiro de um trono de alguma região ou reino, de se tornar um Hierofante druida, Alto Sacerdote de algum templo ou Ordem Religiosa. Pode ser também aquele personagem que foi escolhido por algum deus para devolver um item sagrado perdido para o seu Grande Templo.

Perícias Sugeridas: Inspirar, Liderar, Persuadir, Conhecimento

Escudeiro: o escudeiro é um jovem que aspira a ser um cavaleiro de uma ordem de cavalaria ou a ser cavaleiro juramentado a algum senhor. Usualmente um escudeiro faz parte de um círculo de soldados presos a um juramento. O escudeiro serve a um cavaleiro ou soldado de mais idade e experiência, o auxiliando nas questões de armas, como no vestir da armadura, limpeza e escolha das armas etc.

Perícias Sugeridas: Luta Corporal, Combate Armado, Cavalgar, Esquiva

Fugitivo: saído de alguma cidade, clã, vilarejo ou de seu algoz (mundano, espiritual ou extraplanar), o fugitivo não para em lugar nenhum. Um nômade sem destino, preocupado apenas em sobreviver ou se libertar de seu destino de fuga, esse personagem prefere se esgueirar nas sombras e nos ermos, buscando a redenção, vingança ou a verdade por ter sido acusado injustamente de algum crime.

Perícias Sugeridas: Acrobacia, Esquiva, Procurar, Sagacidade

Gladiador: mais comuns no sul do continente, e em regiões como Galmash e Valíria, os gladiadores são escravos guerreiros que lutam pela vida e pela glória (sua e de seu senhor) nas arenas destes locais. O gladiador é um especialista em luta corpo a corpo individualizada, e muitos são duelistas brutais que utilizam armas e corpo de uma forma mais peculiar e brutal que um guerreiro mais acostumado às paredes de escudo ou a uma montaria.

Perícias Sugeridas: Luta Corporal, Combate Armado, Combate Alcance, Esquiva

Habitante do Ermo: o habitante do ermo é aquele que prefere (ou não tem outra opção) viver fora das muralhas das cidades, optando por uma vida mais selvagem nas paragens menos civilizadas de Ultenor. É um conhecedor das coisas e dos caminhos da natureza, seja das coisas das matas e florestas, das pradarias ou do mar. Muitos desses outsiders são também exilados e proscritos, foras da lei expulsos por alguma razão de seus vilarejos ou cidades. O Habitante do Ermo normalmente vive isoladamente, pois prefere viver sozinho a lidar com as pessoas coletivamente.

Perícias Sugeridas: Observar, Procurar, Combate Armado, Primeiros Socorros

Lacaio: o lacaio é o seguidor de um mestre, ou melhor, de seu amo. É o seu assistente subserviente e temerário. Um lacaio segue estritamente as ordens de seu mestre, pois, caso contrário, pode sofrer severas punições. O que se espera de um lacaio é que ele faça tudo aquilo que é determinado por seu amo. Muitos destes se tornam assassinos ou espiões em potencial.

Perícias Sugeridas: Trabalhos Manuais, Observar, Procurar, Conhecimento

Mestre de Ofício: aqui se encaixa qualquer ofício que o jogador queira. Mestre cervejeiro, engenheiro, armador, ferreiro… A ocupação de alquimista também se encaixa nesta ocupação.

 Perícias Sugeridas: Trabalhos Manuais, perícias relacionadas ao ofício do personagem

Pajem: o pajem é uma criança ou adolescente que está entrando nas funções de cavalaria ou, no caso específico de Ultenor, segue algum membro de algum clero para se tornar um cavaleiro templário. As funções de um pajem são semelhantes as de um escudeiro, alterando na verdade a idade, sendo o primeiro mais moço que o segundo.

Perícias Sugeridas: Luta Corporal, Combate Armado, Cavalgar, Esquiva

Pregador/ Professor/Orador: esta ocupação está relacionada àqueles que utilizam a sua lábia para espalhar o seu conhecimento. São pessoas letradas que ensinam algum tipo de conhecimento à população ou tenta doutriná-la em sua fé por meio de sua oratória. Os usos deste talento podem vir tanto do ponto de vista positivo (o professor tenta iluminar a mente de alguma pessoa a partir do que ele sabe) ou negativo, tentando fazer com que as pessoas que caem em sua oratória se tornem subservientes às suas palavras.

Perícias Sugeridas: Conhecimento, História/Geografia, Línguas, Persuadir

Proscrito: o proscrito é um fugitivo da justiça, um exilado que se tornou um fora da lei na região em que vivia. Expulso por alguma razão, justa ou não, o proscrito normalmente forma bandos de exilados com os mais diferentes fins.

Perícias Sugeridas: Acrobacia, Esquiva, Procurar, Sagacidade

Ronin: esta palavra oriental indica aquele soldado ou cavaleiro que perdeu o seu senhor – ou que não o possui – por alguma razão, como a sua morte. O Ronin não necessariamente é um cavaleiro/soldado que feriu seu juramento, ele simplesmente o perdeu por alguma razão determinada pelo jogador e Narrador

Perícias Sugeridas: Luta Corporal, Combate Armado, Combate Alcance, Esquiva

Senhor de terras e homens: este é o típico senhor feudal, dono de um feudo e de soldados que o protegem. O jogador que escolher esta ocupação deve indicar ao Narrador o tamanho de sua propriedade, de seu exército, título de nobreza etc. Converse com o Narrador qual é a melhor forma de criação desta ocupação.

            Os diferentes códices apresentam orientações mais detalhadas dos locais em que os feudos podem ser criados, as possíveis redes de conexões, possíveis inimigos etc.

Perícias Sugeridas: Inspirar, Liderar, Persuadir, Conhecimento

Sobrevivente: O Sobrevivente é aquele que nasceu e vive nas ruas e vielas das cidades. Aprendeu a sobreviver com a manha e a malandragem das ruas. O sobrevivente sabe furtar, roubar, jogar, se infiltrar e se esconder em becos escuros. Tem manejo com armas brancas – as menores – e sabe usar a força em lutas corporais quando necessário. Diante disso, o sobrevivente busca – quase todos e sempre – riqueza e reputação.

Perícias Sugeridas: Sagacidade, Observar, Procurar, Primeiros Socorros

Soldado: esta ocupação diz respeito àquele guerreiro que protege uma cidade, um feudo, um senhor, mas que não faz parte do quadro social da cavalaria. Um soldado pode ter algum tipo de título de nobreza ou mercê, liderar alguns homens (isso deve ser discutido com o Narrador no momento da confecção do personagem) e pertencer a alguma ordem templária, de cavalaria (estas ordens não são formadas apenas de cavaleiros!) ou de elite e mesmo ter uma patente hierárquica de algum exército. Enfim, existe uma grande gama de opções para se criar um soldado (e os códices possuem outras informações a respeito) e jogadores e Narrador devem conversar qual seria o melhor meio. É importante lembrar que todo soldado deve ser juramentado a algum senhor de guerra

Perícias Sugeridas: Luta Corporal, Combate Armado, Combate Alcance, Esquiva

Soldado de Milícias: este é um termo genérico para indicar aquela gente que vai a guerra sem treinamento ou que compõe a guarda de vilarejos, aldeias e cidades pequenas. Normalmente são destreinados, mas possuem grande força de vontade para defender seu senhor/local de moradia. Estes não possuem títulos de nobreza e normalmente não podem ascender a nobreza, a não ser por alguma mercê concedida por um senhor (ou a um juramento feito)

Perícias Sugeridas: Luta Corporal, Combate Armado, Combate Alcance, Esquiva

Vagabundo: o vagabundo é aquele que vive uma vida errante, sem destino, sem objetivos. Muitos habitam as cidades grandes, sobrevivendo como podem, mas é possível encontrar à beira de estradas, roubando, sobrevivendo. No entanto, muitos deles acabam se tornando aventureiros, jogados pela própria vida e instinto e se tornam heróis e protetores dos que deles necessitam.

Perícias Sugeridas: Sagacidade, Observar, Procurar, Primeiros Socorros