Reputação
Todos os personagens possuem reputação de uma maneira ou de outra. Todo personagem começa seu conto com 5 Pontos de Reputação e estes podem aumentar, a critério do Narrador, a partir do roleplay do jogador em relação ao seu personagem. Uma outra maneira de aumentar os Pontos de Reputação é a partir de aventuras mais longas, como capítulos e sagas, por exemplo. Neste caso, Pontos de Reputação podem ser obtidos pelo desempenho do personagem no conto (obtendo sucesso ao completar objetivos primários e secundários – 1 Ponto de Reputação por objetivo completado) ou comprando, como se fossem Pontos de Virtude.
De uma maneira geral, quanto maior são os Pontos de Reputação de um personagem, menores serão as chances de um personagem se mascarar ou se esconder. Basicamente, os Pontos de Reputação representam os feitos dos heróis e como eles são refletidos na sociedade de Ultenor. Portanto, quanto maiores seus Pontos de Reputação, maior será seu renome e por isso mais “famosos” serão os personagens. Os Pontos de Reputação beneficiam os personagens de várias maneiras, geralmente naquelas perícias ligadas a Porte.
Os Pontos de Reputação serão aplicados (somados em 2d6) somente quando o Narrador achar que a situação é apropriada (isto quer dizer que o jogador não terá poder de decisão sobre a utilização destes pontos).
Fama e Infâmia
A maioria dos personagens que possuam uma Reputação igual ou superior a 8 é considerada famosa. No entanto, um personagem pode se tornar infame, o que o torna oposto ao anterior. Um personagem é considerado Infame, a partir do momento em que seus Pontos de Corrupção se igualam ou são superiores aos seus Pontos de Reputação. Outra forma de se considerar uma pessoa infame é quando o Narrador considerar que algo que saiu do conto preparado e que resultou em uma situação em que o personagem de um jogador passou a ser malvisto em alguma localidade. Um exemplo disso poderia ser o caso de um humano ter agredido física ou verbalmente um elfo em uma vila humana ou mesmo em ou próximo a alguma localidade élfica. Isto representará uma infâmia total por parte deste humano, já que ele feriria a Lei de Galael.
Usando os Bônus de Reputação
O Narrador pode utilizar os Pontos de Reputação nas perícias ligadas ao Atributo Porte (incluindo o próprio atributo se necessário). Além destas possibilidades, o Narrador pode decidir utilizar os Pontos de Reputação do personagem em situações em que estes pontos podem interferir de maneira positiva na reação de outras personagens. Exemplo clássico deste fato é quando um general de alta patente tenta inspirar um exército de moral baixa a lutar contra uma horda de orcs ou quando um Inquisidor de Gwylldin tenta obter informação no mercado local de Styfir.
Quando a reputação negativa de um personagem pode ser utilizada, o bônus de reputação também pode ser somado a perícia. Exemplo disso é quando Glarion, o líder do Cavaleiros de Hog, chega à Cidade dos Irmãos e arranca informações sobre a última vez que seu inimigo Ariogalas esteve e quando foi a sua última estada. Os Pontos de Reputação de Glarion seriam somados a rolagem de sua perícia Intimidar.
Existem situações em que a reputação negativa pode ser uma penalidade para o personagem. Quando isto ocorrer, subtraia o valor da rolagem da perícia pelos pontos de reputação. O exemplo disso poderia ser quando um assassino que acabara de fugir de um castelo (e envenenado a comida do senhor) tentasse blefar ao guarda da cidade afirmando que ele estava na taverna local e não havia saído do castelo. Certamente, pelo fato de o guarda da cidade conhecer a reputação do assassino, o teste da perícia Persuadir (com finalidade de blefe) deste teria uma subtração do valor dos seus Pontos de Reputação.
Lembre-se que o Narrador deve determinar quando usar ou não os Pontos de Reputação. Se um orc não conhece Neon, certamente a intimidação do paladino não poderá ter os Pontos de Reputação para a intimidação da criatura.
Abaixo estão alguns exemplos de uso dos Pontos de Reputação em perícias de Porte
– Intimidar: uma pessoa famosa pode usar sua reputação para intimidar. Neste caso, uma pessoa famosa terá seus Pontos de Reputação divididos por dois (arredondados para baixo) quando a pessoa intimidada não for um servo de um deus do mal (ou uma criatura) e seus bônus integrais quando este for o caso. Uma pessoa infame pode utilizar seus Pontos de Reputação em qualquer situação de intimidação.
– Performance: um personagem famoso geralmente é mais bem recebido quando utiliza seus Pontos de Reputação
– Persuadir (no intuito de blefe): em geral, os Pontos de Reputação são somados nesta perícia, independentemente de ser o personagem famoso ou infame. No entanto, pode haver casos em que uma reputação alta atrapalhe um teste de persuadir (blefar), como no caso de se tentar esconder identidade. Neste caso, os Pontos de Reputação se tornam uma penalidade.
– Persuadir (no intuito de parlamentar; diplomacia): personagens infames têm seus Pontos de Reputação como penalidades quando testam esta perícia
– Persuadir (no intuito de se buscar informação): as pessoas são mais inclinadas a ajudar quando conhecem a pessoa, seja amigavelmente (uma pessoa famosa) ou por medo (uma pessoa infame)
Reputação e seguidores
Os Pontos de Reputação também permitem que um personagem possa ter seguidores que sejam atraídos a sua causa e que não tenham perícias em Liderar. Estes seguidores podem ser soldados ou qualquer outro tipo de gente que o jogador quiser. Na verdade, os Pontos de Reputação são mais uma forma de um personagem obtê-los, já que é possível através da perícia Liderar.
Os Pontos de Reputação permitem seguidores, desde que o personagem possua 10 Pontos de Reputação no mínimo. Após um teste de Liderar (ND Muito Difícil), um personagem pode atrair um número determinado de seguidores. Na prática, os 10 Pontos de Reputação obtidos permitem que o personagem tenha acesso, sem custo, a Marca “Líder Militar”. Apesar de alguns povos não possuírem esta Marca, um personagem deste povo é capaz de ter seguidores e deve seguir as regras da Marca. Vale dizer que os 10 Pontos de Reputação permitem que qualquer um possa ter a Marca “Líder Militar”.
Ao obter sucesso no teste de Liderar, os seguidores chegarão em uma semana. Caso contrário, o personagem só poderá realizar outro teste 3 semanas depois do primeiro.
Após o primeiro sucesso na obtenção de seguidores, o personagem pode conseguir mais seguidores toda vez que ganhar outro Ponto de Reputação.
Os seguidores continuarão leais ao personagem até o momento em que ele cometer algum deslize, abuso, qualquer tipo de maltrato ou falta de algo que fora acordado quando da chegada do seguidor.
Pontos de Virtude
Basicamente, existe uma crença entre os mortais de aqueles mortais que conseguirem atingir um extenso conhecimento de vida e que não se desvirtuarem de seus objetivos e conseguirem satisfazer as 5 virtudes, terão um passo importante para que se possa atingir a Imortalidade. As 5 Virtudes são: Honra, Lealdade, Bravura, Honestidade e Humildade.
As 5 Virtudes
Honra: é o sentimento de auto dignidade e de consideração e homenagem às virtudes; é o sentimento de consideração ao talento, ao respeito a todos, independentemente de gênero, epécie ou classe social, a equidade e a fidelidade à palavra
Lealdade: é a virtude que dá ao herói a característica marcante de jamais faltar com a palavra, de sempre cumpri-la; é a virtude da sinceridade, de sentimentos e de palavras, da franqueza pura e da transparência de caráter. Um personagem para ser leal com outros deve ser primeiro leal consigo mesmo, sem precisar, contudo, fazer um juramento ou voto a alguém ou instituição.
Bravura: é a Virtude que mede o valor dos personagens. Este valor, no entanto, não é somente em batalha, mas também quando este é intrépido, valente e corajoso. É a virtude que dá característica de admirável ao personagem. É a virtude do autossacrifício, não para autopromoção, mas para livrar o mundo do mal quando é pedido.
Honestidade: é a virtude da decência e da moral. É dela que se vê também se um personagem é honrado. A honestidade é a virtude da dignidade pessoal e da Não aceitação do que não é verdadeiro ou do que é malicioso e traiçoeiro. É a virtude que deixa transparecer aquilo que se pensa, sem ofensa ou diminuição dos demais; da transparência do herói.
Humildade: é a virtude da modéstia, da simplicidade e da generosidade. É a virtude que não esconde, mas também não deixa manifestar a majestade e a superioridade de uma pessoa, simplesmente por considerar os demais. É a virtude também da compaixão e da piedade, não por pena de alguém que se sinta superior, mas por alguém saber que os infortúnios são para todos.
Os Pontos de Virtude
Todo personagem recebe 5 Pontos de Virtude ao ser criado. A partir daí, um personagem pode ganhar mais pontos de dois modos: toda vez que realizar uma ação heroica – com o gasto ou não de um Ponto de Virtude: uma ação heroica é quando o personagem faz algo além do mundano, ou seja, coisas que um mortal comum jamais conseguiria fazer ou jamais teria condições (físicas ou mentais); outra forma é pela compra de Pontos de Virtude com os Pontos de Personagem no final de algum conto (esta é mais comum para contos mais longos, como sagas)
Ganhando Pontos de Virtudes: Ações heroicas
Exemplos de ações heroicas podem ser citados, como salvar uma princesa de um dragão vermelho enfurecido, libertar uma cidade inteira sozinho de hostes de orcs ou de soldados de Thanatos, fazer com que um Fogo-fátuo confie em você a ponto deste se tornar um amigo ou mesmo o personagem se livrar de um número significativo de Pontos de Corrupção.
Os Pontos de Virtude possuem na verdade um objetivo mais nobre e este é fazer com que os personagens sejam capazes de atingirem a Imortalidade. No entanto, a jornada para aquisição dos Pontos de Virtude necessários a Imortalidade é difícil, já que os personagens deverão a todo tempo provar aos deuses de que ele é merecedor das Virtudes. Sendo assim, um personagem, para atingir a Imortalidade, deve provar aos deuses (e a seu deus patrocinador em especial) que merece estes pontos.
Para um personagem realizar um ato de Heroísmo dramático ele deve completar os seguintes pontos:
→ realizar uma tarefa na defesa do bem e com o objetivo de derrotar o mal
→ deve ocorrer em um momento apropriado (geralmente no final do conto)
→ deve exigir um risco significativo para o personagem
Ganhando Pontos de Virtude através dos Pontos de Personagem
Um personagem pode consumir Pontos de Personagem ao término de um capítulo ou conto para começar outro. 1 Ponto de Virtude custa 3 Pontos de Personagem.
Vale lembrar que os Pontos de Virtude servirão de base para que os personagens possam ter acesso a um “patrocinador’, um deus, para que estes façam os passos e consigam a Imortalidade. No entanto, este caminho é duro, pois o personagem deve possuir 40 Pontos de Virtude acumulados. Em termos práticos, isto significa dizer que ele nunca gastará seus Pontos
Gastando Pontos de Virtudes
Apesar do sistema de Contos de Ultenor RPG encorajar o acúmulo de Pontos de Virtude para que um personagem se torne um Imortal, alguns elementos do sistema, como o uso de Talentos, só podem ser ativados com o seu uso. Isto torna o caminho a Imortalidade mais difícil, ao mesmo tempo em que este passo seja mais interessante de seguir, devido a sua dificuldade intrínseca.
Abaixo estão descritas as formas em que Pontos de Virtude podem ser gastos. É importante apontar que pontos gastos durante um conto são devolvidos ao seu final.
Pontos de Virtude podem ser gastos de diversas maneiras, como bônus para as ações dos personagens ou formas de salvar uma rolagem ou mesmo a própria pele! Para gastar Pontos de Virtude, basta o jogador declarar a intenção ao Narrador. Importante lembrar que o jogador só pode declarar o uso de Pontos de Virtude uma única vez por rodada.
Os Pontos de Virtude podem ser gastos dos seguintes modos:
– Algumas Habilidades de Arquétipo exigem o custo de Pontos de Virtude. A descrição da habilidade indica a quantidade de pontos que devem ser consumidos;
– Um Ponto de Virtude pode ser gasto para rolar de novo um único dado rolado em um teste de perícia qualquer (tais como para o lançamento de magia, para ataques etc.);
– Um Ponto de Virtude pode ser gasto para adicionar 1 em uma rolagem para quaisquer perícias;
– Um Ponto de Virtude pode ser gasto para rolar de novo um único dado rolado em testes de Atributos e Atributos Secundários;
– Um Ponto de Virtude pode ser gasto para que o modelo possa se deslocar mais 6 cm em sua ação de deslocamento
– Um Ponto de Virtude pode ser gasto para que um modelo tenha uma terceira ação sem sofrer penalidades;
– Dois Pontos de Virtude podem ser gastos para que o jogador ganhe um terceiro dado grátis para rolagens de Teste de Coragem; o jogador escolhe os dois maiores resultados para se certificar se foi um sucesso ou um fracasso;
– Pontos de Virtude podem ser gastos para que seja efetivado um efeito de Traço de Vivência, Característica Regional ou Marca. A quantidade de Pontos a serem gastos é variável, dependendo do traço escolhido pelo jogador.
A Roda de Allanë: Virtudes X Corrupção
Os Pontos de Virtude existem para ajudar os personagens a realizarem feitos épicos e por isso não deveriam ser usados indiscriminadamente. Apesar de tantos usos, eles simbolizam o heroísmo e o altruísmo do personagem. Gastá-los de forma imprópria é mostrar aos deuses e a Espírito Allanë que não há comprometimento com o heroísmo. Em termos práticos, a partir do momento em que o personagem começa a cometer atrocidades com o uso dos Pontos de Virtude (ou em ações que trazem mais malefícios que benefícios aos demais) ou a gastar os Pontos indiscriminadamente, ele perde o direito de retornar os Pontos de Virtude gastos no final do conto. Isto indica que o personagem está se voltando para o Mal e se tornando em uma pessoa corrupta. Deste modo, Allanë, a Espírito do julgamento ético e moral, confere 1 ponto na Roda de Allanë presente na ficha do personagem. Ter a metade desta roda pintada significa que o personagem se volta para o mal. Este é um passo perigoso que pode levar o personagem a crueldade e a corrupção, tornando-se servo de algum deus maligno ou demônio, como Thanatos. O equilíbrio reside na Roda nunca pintada (e não igualmente pintada dos dois lados).
Tornando-se um servo de deus maligno
Ao perder todos os seus Pontos de Virtude e cometer uma maldade após atingir zero pontos, o personagem deve fazer um teste de Autocontrole VD igual ao número de Pontos de Virtude perdidos (o VD aumenta em +1 a cada vez que o personagem cometer outra Atrocidade. Esta dificuldade é cumulativa). Com sucesso, ele não cai sob a tentação dos deuses malignos, mantendo sua postura anterior. Uma falha indica que o personagem caiu para o mal, tornando-se um servo de algum deus maligno (este deus deverá ser correspondente ao panteão da espécie do personagem) e o jogador o perde, tendo que criar outro (caso o Narrador permita, o jogador pode manter seu personagem como um “Personagem Corrupto”. Ver as regras opcionais para jogar com personagens corruptos). No caso de um humano, por exemplo, o personagem recebe uma marca na testa, a Marca de Thanatos, que corresponde àqueles humanos corruptos, servos do deus.
A Corrupção dos deuses malignos para as espécies Quando um personagem se torna um personagem maligno ou corrupto, o Narrador deve medir bem e estar atento às circunstâncias em que o personagem se tornou um servo maligno. Além disso, uma consequência importante, e comum em Ultenor, é a transformação total do personagem. Por exemplo, um elfo que tenha se transformado em um ser mal e corrupto, portanto, maligno, pode vir a se tornar um Snorri, pois eles possuem uma relação com a Matriarca. Caso o elfo tenha sido corrompido ou tenha estado próximo às crueldades de Thanatos, ele pode transformar-se em um servo do deus. O mesmo ocorre com as demais espécies, pois os habitantes naturais de Tirel possuem panteões diferenciados, mas dentro de um mesmo tronco de crenças. |
Pontos de Corrupção
O cenário de Contos de Ultenor RPG foi criado com o objetivo de que os personagens dos jogadores sejam e se sintam verdadeiros heróis. É neste sentido que existem os Pontos de Virtude, que representam numericamente quão heroico o personagem está sendo, mas também os Pontos de Corrupção indicam o grau de infâmia que um personagem esteja tendo.
Os Pontos de Corrupção representam o quão próximo seu personagem está da maldade e da sombra. Ele se acumula à medida que o personagem comete atrocidades. Ao acumular um número de Pontos de Corrupção que corresponda a metade da Roda de Allanë (encontrada na ficha do personagem), um personagem torna-se um servo do mal (o que significa que ele perde o personagem). Entretanto, muitos jogadores não quererão que seus personagens se tornem servos do mal e poderão se sentir castrados pelas regras para cometerem ações que podem gerar corrupção. Assim, os Narradores devem, antes de começar um conto, alertar aos jogadores que tipo de jogo ele vai empregar. Isto deixará tudo mais claro e as regras a partir daí poderão ser entendidas e aplicadas de um modo em que todos se divirtam. Ainda assim, um Narrador pode ignorar os Pontos de Corrupção (não é aconselhável), apesar de ter clareza de que nenhum dos personagens de sua campanha se tornarão Imortais (ver as regras de Imortalidade)
Os Pontos de Corrupção representam a contagem de atos cruéis e de violência não legítima, desnecessária, e de qualquer tipo. Assim, existem basicamente três formas de um personagem ganhar um Ponto de Corrupção:
1. Gastar Pontos de Virtude para cometer algum mal
2. Gastar Pontos de Crueldade para cometer algum mal
3. Realizar um ato cruel, mal e perverso
4. Realizar alguma ação que gere Ponto de Corrupção descrita em regra, como em certos tipos de magias
Claramente, quando um personagem gasta um Ponto de Corrupção para ganhar uma facilidade para realizar uma tarefa (através dos benefícios concedidos) ele receberá automaticamente outro Ponto de Corrupção
Podemos definir um ato cruel, perverso e mal como o assassinato de uma pessoa inocente; causar um dano desnecessário e gratuito em alguém ou usar os Pontos de Virtude ou suas perícias ou habilidades em raiva descontrolada. As implicações para os personagens que se tornam corruptos (com a metade da corrupção totalmente pintada na Roda de Allanë) estão logo abaixo.
Regra Opcional: jogando com personagens malignos
É possível jogar com personagens malignos, como os humanos marcados por Thanatos, Snorri, orcs ou Reitjan. O jogador faz o personagem normalmente. No entanto, estes ganham 2 Pontos de Virtude quando os personagens são criados e 3 Pontos de Corrupção. Estes personagens corrompidos ganham Pontos de Corrupção à medida que realizam atos corruptos e cruéis, mas podem ganhar Pontos de Virtude através de atos heroicos (e somente a partir deles, ou seja, os Pontos de Virtude ainda não podem ser comprados por Pontos de Personagem). Um personagem pode acumular Pontos de Corrupção igual a 4 nichos pintados do lado da Corrupção na Roda de Allanë. Caso ganhe mais 1 Ponto de Corrupção, ele completa a metade da corrupção, o que significa que ele perde o seu personagem para o mal e corrupção. Isto significa também que seu caminho a Gwyllgaldon está fechado e resta a ele o Abismo de Thanatos.
Gastando Pontos de Corrupção
Os Pontos de Corrupção têm as mesmas funções e efeitos que os Pontos de Virtude. A diferença é que ao usar 1 Ponto de Crueldade, um novo é ganho no final do conto, o aproximando das trevas e do Abismo de Thanatos.
Imortalidade
A Imortalidade é uma bênção concedida pelos deuses aos mortais para que eles consigam uma vida imortal e que sejam eternamente lembrados – talvez até cultuados – pelos povos de Ultenor. Existem vários passos para se atingir a Imortalidade. Esta consiste na saída do mortal do Plano para um plano diferente, abraçando uma nova forma de existência, algo entre o mortal – mundano – e o divino. Os Imortais são criaturas poderosas, muito mais poderosas que os mortais, mas, ainda assim, menos poderosos que os deuses e os próprios Espíritos.
A função de um Imortal é ser mais uma proteção aos mortais, principalmente àqueles que os reconhecem, dando auxílio nas palavras, em conselhos, e, na necessidade, na espada. No entanto, um Imortal não tem direito de intervir no Plano pela sua própria vontade, somente quando solicitado pelos mortais.
Existem poucos Imortais em Ultenor.
A Imortalidade em termos de jogo
Em termos de jogo, um personagem pode se tornar Imortal a partir dos seguintes procedimentos:
1 – Ter a Roda de Allanë em branco ou com apenas dois Pontos pintados no lado da Virtude
2 – Acumular 40 Pontos de Virtude não gastos
3 – Ter sido sempre fiel em sua crença e a seu deus
4 – Tornar seu deus, ou um outro Imortal, em seu patrocinador
5 – Descobrir o local exato para se fazer a Petição ao patrocinador
6 – Realizar uma oferenda relacionada ao ethos do deus
7 – A jornada deve ser feita sozinho e, ao chegar ao local, o Personagem deve fazer a Petição
Normalmente, os deuses ainda exigem dos personagens alguns testes relacionados ao seu ethos e as 5 Virtudes. Para o Narrador que criar uma Demanda deste tipo, ela deve ser sob o formato de uma Saga e procure trabalhar com as 5 Virtudes (ou seja, que o personagem seja obrigado a colocar em xeque as cinco Virtudes) e na grande responsabilidade do personagem para com seu deus ou ethos. O último passo para o personagem se transformar em Imortal é ele completar a Última Missão. Esta deverá ser inteiramente pessoal e relativa ao passado do personagem, por isso estará inteiramente relacionada a experiência e a vivência do personagem, do Caminho que traçou, seu Arquétipo etc.